Grão-Mestre Fernando Manuel Lima Valada Fernandes

Dados Biográficos 

Grão Mestrado - 2011/14 e 2015/…

Fernando Manuel Lima Valadas Fernandes - Lisboa, 1951 43º Grão-Mestre do Grande Oriente Lusitano, foi iniciado na Loja Universalis do Grande Oriente Lusitano. Desempenhou o seu primeiro mandato entre 2011 e 2014, decorrendo o segundo mandato, para o qual foi reeleito, entre 2014 e 2017.

Exerceu diversos cargos em Loja, incluindo o de Venerável. Foi Grande Secretário Geral e Grande Intendente do Património do Conselho da Ordem do Grande Oriente Lusitano, e ainda Venerável da Loja Hiram 65, constituída para homenagear Salvador Allende. No seu percurso maçónico presidiu também à Comissão Paritária para os Altos Graus, ligados ao GOL por Tratados de Amizade. Detém o 33º Grau do Rito Escocês Antigo e Aceito.

Advogado e Gestor, é licenciado em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa, pós-graduado em Direito Europeu e em Contabilidade e Finanças pelo ISEG. Tem formação em Managing Corporate Legal Affairs e de Negociação e Técnicas de Mediação, feita em Bruxelas no Management Centre Europe e ainda uma pós-graduação em Direito Público pela Universidade Católica Portuguesa.

Entre 1975 e 1986 foi director do Departamento de Contencioso do Grupo Engil tendo, a partir de 1986, desenvolvido atividade na direção estratégica de empresas, com a abertura de mercados e sucursais empresariais em países, como Angola, Moçambique, Cabo Verde, Brasil, Venezuela, Grã-Bretenha, Argélia, Marrocos, Malésia, Alemanha, Tailândia, EUA ou Singapura. 

Foi administrador da Engil – Sociedade de Construção Civil, SA, vice-presidente da GERCO – Sociedade de Engenharia Eletrónica, Administrador da GERIL-AMEC, em Manchester e Londres, presidente da direção da Associação Nacional de Empreiteiros de Obras Públicas, administrador da Sociedade Gestora do Alto do Lumiar, entre 1990 e 1999, e ainda presidente do Conselho de Administração da Engil, SGPS, entre 1994 e 2000. Presidente do Conselho de Administração da Abrantina é, desde 2009, presidente do Conselho de Administração da Galilei, da Editora Campo da Comunicação e membro do Conselho Consultivo da Confederação da Indústria Portuguesa.

É autor de vários artigos insertos em publicações nacionais e estrangeiras, assim como participante em conferências e seminários sobre gestão, mercado de capitais e internacionalização de empresas. Membro da Ordem dos Advogados, da Associação Portuguesa de Direito Europeu, da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento do Mercado de Capitais, do Fórum de Administradores de Empresas, é igualmente Membro do Conselho Consultivo do ISCTE-IUL, do Conselho Fiscal da Fundação D. Luís I e do Grémio Lusitano.