Transição Digital e Inteligência Artificial

O Grémio Lusitano organizou no passado dia 17 de abril, na Associação 25 de Abril, um jantar temático subordinado ao tema “Ambiente, Alterações Climáticas e Sustentabilidade”. Foram oradores o Professor Doutor Filipe Duarte Santos e a Professora Doutora Luísa Schimidt.


O jantar temático contou com a assistência de mais de meia centena de participantes. A iniciativa proporcionou um alargado debate onde foi se destacou o percurso da temática ambiental ao longo destes vários anos, observando-se uma preocupação crescente em privilegiar as questões das alterações climáticas e da sustentabilidade.


Esta iniciativa enquadra-se numa série de jantares temáticos sobre temas da atualidade, os jantares são abertos ao público em geral mediante a inscrição prévia nos mesmos.


Luísa Schimidt, é socióloga e investigadora coordenadora do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-ULisboa). Foi uma das pioneiras da introdução da Sociologia do Ambiente em Portugal. Conjuntamente com um grupo de investigadores criou e montou o OBSERVA – Observatório de Ambiente, Território e Sociedade. Destaque, também, para a criação e coordenação de um sítio web o “Ecoline – Conhecer mais para mudar melhor, onde promove a divulgação ambiental e científica. No ICS-UL integra o Grupo de Investigação Ambiente, Território e Sociedade e o Comité Científico do Programa Doutoral em Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento.
Autora de mais de 20 livros e editora de 8 livros, 70 capítulos de livro e mais de 50 artigos, Luísa Schimidt tem centrado grande parte do seu trabalho na área do ambiente.


Filipe Duarte Santos é licenciado em Geofísica, pela Universidade de Lisboa, e doutorado em Física Nuclear, pela Universidade de Londres. Professor Catedrático do Departamento de Física da Faculdade de Ciências-Universidade de Lisboa, regendo disciplinas nas áreas da Física, Ambiente e Alterações Globais. Também foi professor convidado em várias Universidades dos Estados Unidos da América e da Europa.
Entre 1987 e 1988 foi diretor do Instituto de Meteorologia de Portugal, em Lisboa
Presidente do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável, sendo membro efetivo da Academia das Ciências de Lisboa e membro da Comissão Nacional para as Alterações Climáticas
Autor de cerca de 120 artigos científicos em revistas internacionais com sistema de arbitragem em várias áreas do Ambiente, Física e Astrofísica.