Fernando Cabecinha
Grão-Mestre

site

O GRANDE ORIENTE LUSITANO

 

O Grande Oriente Lusitano – Maçonaria Portuguesa é a mais antiga Obediência maçónica em Portugal, fundada em 1802, celebrando 221 anos da sua constituição.

O Grande Oriente Lusitano é uma federação de Lojas maçónicas livres e soberanas. O dia 12 de Maio foi instituído como o dia do Grande Oriente Lusitano.

A Maçonaria tem por fim o aperfeiçoamento da Humanidade através da elevação moral e espiritual dos seres humanos, combatendo todas as formas de opressão, de terror, de miséria, de sectarismo, de ignorância e de corrupção.

Ao longo de mais de dois séculos, os maçons portugueses pautaram-se pela difusão dos valores da Liberdade – Igualdade – Fraternidade, assumindo a Obediência, nas suas várias fases, uma ação constante na defesa dos valores da dignidade humana continuando, hoje o caminho da afirmação da Tolerância pela Fraternidade, sem conceder a qualquer manifestação de fanatismo, à ignorância estúpida e intolerante ou ao relativismo social.

O Grande Oriente Lusitano insere-se na corrente da maçonaria liberal e adogmática, afirmando no seu seio a mais ampla liberdade de expressão no absoluto respeito pelas leis do país.

O Grande Oriente Lusitano admite pessoas livres, maiores de 18 anos, de uma probidade irrepreensível em qualquer circunstância, que se envolvam com assiduidade nos trabalhos da sua Loja, cumpram as suas obrigações regulamentares e manifestem sede de conhecimento pelo estudo, reflexão e debate, praticando total liberdade de consciência e tolerância absoluta pelo outro.

Visite o site do Grande Oriente Lusitano