No dia 3 de maio, o Grémio Lusitano realizou um jantar temático, na Casa do Alentejo, sobre o tema Transição Digital e Inteligência Artificial. O debate ficou a cargo de Nuno Gonçalves, Professor do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia – Universidade de Coimbra, Investigador do Instituto de Sistemas e Robótica – Universidade de Coimbra e Gestor de Inovação na INCM, e de Carlos Zorrinho, Professor Catedrático do Departamento de Gestão da Universidade de Évora e Deputado do Parlamento Europeu.
A iniciativa foi aberta ao público, como o têm sido os anteriores jantares-temáticos realizados pelo Grémio Lusitano, e contou com a presença de cerca de seis dezenas de participantes.
As apresentações dos oradores e o debate que se seguiu, resultou numa profícua reflexão sobre a necessidade de continuar a trabalhar na regulamentação das plataformas digitais e da Inteligência Artificial, tendo sido evidenciados os benefícios da Inteligência Artificial em vários campos científicos como a medicina e a robótica, entre outros.